Um café da manhã reuniu, na área gourmet da sede campo da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), ex-presidentes da associação, representantes da OAB/MS, integrantes do Fórum das Carreiras Jurídicas Típicas de Estado (FOCATE), da ANOREG-MS, AMATRA, entre outros convidados, além de membros da atual diretoria da associação, para comemorar os 45 anos de existência da entidade associativa.
A atual presidente e primeira mulher a dirigir a Amamsul, nas mais de quatro décadas desde sua criação, destacou que a entidade atingiu a maturidade bem consolidada tanto no cenário estadual quanto no nacional. No entender da presidente, isso é resultado do esforço dos dirigentes ao longo dos anos.
Ela lembrou ainda que, cada um a seu tempo e a seu modo, contribuiu para que a Amamsul permanecesse de forma serena e tenaz na defesa das prerrogativas dos magistrados, das conquistas para os inativos e na preservação dos direitos de pensionistas. Para a presidente, nas várias gestões da associação os eixos de ação e essenciais do associativismo, braço político da magistratura, sempre foram priorizados.
“Agradeço a cada um dos colegas e suas diretorias, todo esforço e dedicação para que a Amamsul atingisse esse patamar que ocupa. E, por entender que a interlocução das instituições que integram o sistema de justiça é vital para a coexistência de uma sociedade sadia e equilibrada, convidamos representantes das respectivas associações ou entidade de representação para conosco comemorar e estarmos coesos para o fortalecimento de nosso Estado. Parabéns, Amamsul”, afirmou.
Em nome dos ex-presidentes falou o Des. Ruy Celso Barbosa Florence, que destacou a diferença das realidades para o exercício da presidência da entidade associativa. Ele mencionou que no biênio em que comandou a associação o número de associados era menor e havia uma verba específica direcionada à Amamsul, o que facilitava a implantação de iniciativas e ações em prol da magistratura, não havendo necessidade de afastamento da jurisdição do magistrado eleito para a presidência.
“Os dias atuais são muito diferentes. Com as articulações para o enfraquecimento da magistratura e o avanço da internet, não só os magistrados, mas também de outras carreiras jurídicas são constantemente atacados perante a sociedade, o que obriga o afastamento da jurisdição para comandar a entidade. Aproveito a oportunidade para cumprimentar os ex-presidentes por seus feitos e a colega Mariel, por sua eficiente gestão. A Amamsul sempre atuou e atuará em defesa de seus associados”, disse o desembargador.
Falando em nome das associações sul-mato-grossenses que integram o Fórum de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-MS), Kasla Garcia Gomes Tiago de Souza, da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de MS (AUDTCE/MS), parabenizou a entidade, descreveu o FOCATE-MS e enfatizou a necessidade do fortalecimento entre as instituições.





















